Empresários em missão na Europa
Na madrugada deste sábado (29), 30 empresários brusquenses partem para uma missão na Europa. O projeto, que durará dez dias, será feito em conjunto entre a Ampe e o Sebrae e passará por França, Itália e Espanha. O grupo vai verificar o efeito de dois termos que fazem a diferença no mercado de moda.
Um deles é a moda fast fashion, ou moda rápida, que vem sendo utilizado pelas empresas para combater a ação da concorrência desleal dos grandes mercados mundiais. O fast fashion permite maior agilidade na entrega da peça, característica da confecção brusquense. Por exemplo, a prática permite que a peça vista na televisão vá a vitrine no dia seguinte.
Porém, para o fast fashion funcionar corretamente, tanto o empresário quanto o designer de moda precisa ter o faro de um cool hunting, na tradução, um caçador de tendências. "Não há outro objetivo dessa missão que não seja fortalecer o setor de confecção em Brusque e na região. Precisamos aprender, evoluir, sair do básico e entender melhor o conceito de moda", avaliou o diretor da Ampe, Luiz Carlos Rosin.
No cronograma de viagem estão destinos como o Centro de Desenvolvimento de Moda e o Quadrilátero da Moda, ambos em Milão, o Trader Fashion, em Barcelona, o Centro de Distribuição Zara e galerias de moda em Paris.